Foto: Câmara de Valongo

Durante cinco dias, 120 expositores, espalhados por cerca de 3.000 metros quadrados, estarão no Parque Urbano de Ermesinde a mostrar o que de melhor se faz no concelho de Valongo.

A Expoval 2017 arranca esta quarta-feira e prolonga-se até domingo, dia 17, e tem como lema “Valongo desde 1836 a caminhar para o futuro”, ainda no seguimento das comemorações dos 180 anos do concelho.

A iniciativa, organizada pelo município de Valongo em parceria com a Cooperativa dos Produtores Agrícolas de Valongo, contará com os tradicionais stands do tecido empresarial, mostras de trabalho ao vivo de artesanato, gastronomia típica e também com as exposições “No Rasto das Trilobites” e “Parque das Serras do Porto”. Além disso, haverá animação com Brinquedos Humanos Gigantes, pela Associação Cabeças no Ar e Pés na Terra, e Jogos Tradicionais, dinamizados pela Associação das Colectividades do Concelho de Valongo, refere nota de imprensa da  autarquia.

Foto: Câmara de Valongo

Cuca Roseta, Amor Electro e Sofia Escobar são os destaques da programação cultural desta edição da Expoval.

“Temos uma imensa riqueza patrimonial e um enorme potencial humano que mais uma vez vamos dar a conhecer a largos milhares de visitantes. A Expoval é um evento âncora do município de Valongo que se realiza há mais de duas décadas com uma periodicidade bianual, contribuindo para consolidar a estratégia de desenvolvimento económico do concelho e para afirmar as suas principais logomarcas territoriais: Serras e Rios, Regueifa e Biscoitos, Ardósia, Bugios e Mourisqueiros, Brinquedo Tradicional Português e Património Religioso”, explica o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

A abertura oficial realiza-se esta quarta-feira pelas 20h30.

Para promover a mobilidade sustentável, em parceria com a CP, será disponibilizado um bilhete de ida e volta especial, válido para qualquer estação da rede e a estação de Ermesinde. A Expoval está também está incluída no projecto da Lipor “Recolha Selectiva em Festas e Romarias” e os resíduos recicláveis recolhidos vão ser transformados em apoios aos corpos dos Bombeiros Voluntários de Valongo e de Ermesinde.

Foto: Câmara de Valongo