Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), que integra o Hospital Padre Américo (Penafiel) e o Hospital de São Gonçalo (Amarante), lembra que, de acordo com as orientações do Governo e da Direcção-Geral da Saúde (DGS), para acesso à visita a doentes internados, a partir do dia 1 de Dezembro, tem de ser “obrigatoriamente apresentado” um teste negativo à Covid-19, “mesmo para visitantes vacinados”.

“Os visitantes/acompanhantes podem apresentar o resultado negativo de um teste rápido de antigénio (TRAg), realizado até 48 horas antes, ou teste PCR, realizado até 72 horas antes da visita”, refere o centro hospitalar em nota de imprensa.

A mesma fonte relembra que os doentes (não covid) internados podem receber a visita diária de uma pessoa, com a duração de 30 minutos, entre as 14h00 e as 20h00. “A visita deverá ser realizada sempre pela mesma pessoa e devem cumprir-se todas as regras de higiene, protecção e distanciamento físico”. alerta o CHTS.

Mantém-se o uso de máscara obrigatório no acesso aos hospitais, apelando o centro hospitalar a que se cumpram as orientações dos profissionais de saúde.