O vereador da Saúde da Câmara de Lousada, Nelson Oliveira, enviou uma carta ao Coordenador da Task Force para a Vacinação, vice-almirante Gouveia e Melo, solicitando a vacinação de motoristas de transportes colectivos da autarquia e juntas de freguesia.

O autarca quer que “os funcionários adstritos ao transporte escolar ou de idosos, pertencentes aos quadros do município ou Juntas de Freguesia possam ser vacinados o mais depressa possível, uma vez que estão a colocar em risco o funcionamento normal da actividade escolar”. “Para além disso, poderíamos contribuir para uma maior segurança de todos os intervenientes do contexto escolar e de apoio social aos mais idosos”, sustenta, citado em nota de imprensa.

“Existe uma possibilidade forte de o concelho ser confrontado com dificuldades, em virtude do aparecimento de alguns casos de Covid-19 na comunidade e envolvendo os motoristas de transporte escolar do Município e Juntas de Freguesia, obrigando-os a períodos de quarentena que, desta forma, colocarem em causa o funcionamento normal das actividades escolares. A realidade demonstra-nos que particularmente as Juntas de Freguesia não têm recursos humanos especializados para fazer face a estas substituições, sendo que neste caso o problema torna-se ainda mais grave”, alega.