Em modo híbrido, entre iniciativas no Fórum Cultural Vallis Longus e online, Valongo será palco, nos dias 17 e 18 de Junho, do primeiro Switch to Innovation SUMMIT – Inovação Social com Tecnologia.

Organizado em conjunto pelo CDI Portugal, entidade responsável pelo Apps for Good e Centro Cidadania Digital, e pela Câmara Municipal de Valongo. o evento contará com a apresentação de mais de 30 projectos, que juntam tecnologia à sustentabilidade, inclusão, educação e humanização, e contará com 80 oradores.

“O Switch to Innovation SUMMIT é um evento único em Portugal, não só porque serão discutidos assuntos importantes para a nossa sociedade, como a inclusão e a transição digital, com oradores e representantes de renome, mas também porque reúne um conjunto de iniciativas que promovem a inovação social com tecnologia, tendo sempre Valongo como palco principal”, afirma João Baracho, director Eexecutivo do CDI Portugal, citado em nota de imprensa.

Entre os oradores estarão o presidente da Câmara Municipal de Valongo José Manuel Ribeiro, a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade Rosa Monteiro, a presidente INCoDe.2030 Luísa Ribeiro Lopes, a deputada do Parlamento Europeu Maria Manuel Leitão Marques, o presidente do Portugal Inovação Social Filipe Almeida, a sub-direvtora geral da Educação Maria João Horta, e muitos representantes de várias empresas, como a Microsoft, IBM, Galp, REN, BNP Paribas, CEEIA e SAP, entre outras.

Segundo nota de imprensa, serão realizados vários debates tendo a tecnologia e a inclusão como temas principais, com destaque para os painéis ‘Inclusão Digital no terreno real’, ‘A Tecnologia já convenceu toda a gente’, ‘Isto não é Silicon Valley’ e ‘Woman Power’. Vão ser também conhecidos os vencedores de várias iniciativas lançadas pelo Centro de Cidadania Digital de Valongo. São os casos do ‘@tualiza-te’, projecto em que jovens receberam formação e ajudaram comerciantes locais a fazer a transição dos seus negócios para o digital; do projecto ‘You to innovation’ através do qual foram criadas curtas-metragens que abordam um problema social e apresentam uma solução; e a 3.ª Edição do ‘Transforma TI’, o projecto em que jovens criaram soluções tecnológicas para resolverem problemas da comunidade.

“A 1.ª edição do Switch to Innovation SUMMIT será, igualmente, palco da maior competição nacional de aplicações criadas por jovens para resolverem problemas sociais – o Apps for Good – com o Encontro Regional Norte”, adianta a organização.