Orlando-Rodrigues_featuredA Câmara de Valongo continua a implementar as necessárias mudanças no concelho as quais têm tido o reconhecimento externo do trabalho realizado. Relato aqui apenas os dois últimos exemplos do trabalho que está a ser desenvolvido pelo atual executivo da autarquia e que mereceu o reconhecimento externo.

No passado dia 3 de março a Biblioteca Municipal de Valongo recebeu o Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais, entregue pelo Ministro da Cultura, João Soares, na Anadia. Foi uma iniciativa da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, no sentido de reconhecer e valorizar o papel social das bibliotecas públicas promovendo a divulgação, partilha e difusão das boas práticas.

A Biblioteca Municipal de Valongo apresentou o projecto “Contos Andarilhos” realizado, em conjunto com as bibliotecas escolares dos agrupamentos de escolas do concelho, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para as tradições locais e o património cultural que fazem parte da nossa identidade concelhia. O projeto decorreu durante o ano letivo 2014/2015, envolvendo cerca de 700 alunos do 3º ano e culminou com a elaboração de um conto por cada um dos agrupamentos de escolas.

O Agrupamento de Escolas de Alfena apresentou o conto “Velhos brinquedos, novos sonhos…”, Agrupamento de Escolas de Campo “Testemunho em Pedra”, Agrupamento de Escolas de Ermesinde “Viajando pelos carris”, Agrupamento de Escolas de S. Lourenço “Pedaço de Barro”, Agrupamento de Escolas de Vallis Longus “Cuca-Macuca tanta história me dais…” e o Agrupamento de Escolas de Valongo (Sobrado) “A Semente Especial”.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, “este prémio é o reconhecimento nacional dos nossos esforços em prol da promoção da leitura e da aprendizagem… ao longo da vida”.

Também no passado mês de Janeiro foram divulgados, em Lisboa, os cinco projetos finalistas do Prémio de Boas Práticas de Participação destinado aos membros da Rede

de Autarquias Participativas, como incentivo à implementação, disseminação e valorização de práticas inovadoras de democracia participativa.

Foram catorze as autarquias participantes cujas candidaturas foram analisadas por um júri independente, tendo o Município de Valongo ficado nos cinco primeiros selecionados do prémio de Boas Práticas, organizado pela Rede Portugal Participa, com o projeto “Saiba Quanto Custou – Semana da Prestação de Contas”. Os cinco projetos finalistas que passaram à fase final estão, neste momento, a ser submetidos ao escrutínio público, via votação on line.

É desta forma que o Município de Valongo procura ter o reconhecimento exterior, através dos projetos que apresenta e nos quais é reconhecido o bom trabalho que está a ser realizado. Também aqui o concelho de Valongo está a mudar e a mudar para melhor.