Para criar um novo circuito de visitação associado à Molinologia e à História da Panificação no concelho, a Câmara Municipal de Valongo está a reabilitar antigos moinhos.

O moinho da Senra, na margem direita da Ribeira do Simão, foi o primeiro a ser reabilitado. As obras custaram, segundo a autarquia, cerca de 70 mil euros (mais IVA) e “incluíram o restauro das paredes exteriores e interiores e de toda a cobertura na sua reposição mais original em lousa, bem como a reposição do piso e a reconstrução do engenho de moagem”. “Os trabalhos a executados permitiram reconstituir fielmente o moinho e repor a imagem tradicional interior e exterior, bem como todas as suas funcionalidades”, acrescenta a mesma fonte.

“O restauro do moinho da Senra foi a primeira obra concluída no âmbito deste projecto de reconstrução do património molinológico existente no concelho de Valongo, que além de inúmeros moinhos de água inclui um moinho de vento na Serra de Santa Justa, o único de onde se pode avistar o Porto e ser visto do Porto, que também será recuperado e inserido nos circuitos turísticos da ‘Rota do Grão ao Pão’”, adianta o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, citado em nota de imprensa.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here