Foto: DR/Arquivo

No início de Maio, deste ano, os Bombeiros de Penafiel perderam uma viatura devido a um capotamento. Mas a onda de solidariedade gerada já permitiu à corporação adquirir um outro autotanque.

O acidente, lembra a corporação, aconteceu quando combatiam “uma quantidade significativa de incêndios rurais” e durante “a mobilização de um veículo tanque de um incêndio na freguesia de Penafiel (Marecos), para outro incêndio na freguesia de Penafiel (Santa Marta)”. “Ocorreu um despiste, no qual um veículo tanque ficou com danos consideráveis, não justificando a sua reparação”, refere a associação humanitária.

Como o acidente aconteceu fora da “chamada época crítica de incêndios rurais”, os danos do veículo não estão cobertos pela directiva financeira da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), cabendo a despesa à corporação.

A divulgação do tema em órgãos de comunicação e nas redes sociais fez surgir “várias manifestações de solidariedade por parte da comunidade e de empresas que rapidamente se mobilizaram no sentido de colmatar tamanha necessidade operacional, principalmente para a época que se avizinha”.

Os Bombeiros de Penafiel anunciaram, hoje, que “passado cerca de um mês e meio” foi adquirido um novo veículo tanque. “Para aquisição do referido veículo foi de extrema importância a colaboração do Município de Penafiel e da Caixa de Crédito Agrícola que contribuíram com um valor significativo”, assim como os donativos dados pela comunidade e por empresas.

O veículo terá agora de “sofrer as transformações e legalizações necessárias” e deverá ser apresentado nas próximas semanas”, adianta a associação humanitária, agradecendo o apoio de todos.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here