O concelho de Valongo tem um dos melhores desempenhos a nível nacional no que toca à eficiência hídrica, com um baixo nível de perdas de água no sistema de abastecimento à população. A informação foi avançada por José Manuel Ribeiro durante a cerimónia que deu o tiro de partida para as acções ambientais previstas no âmbito do prémio europeu “Green Leaf” 2022.

O presidente da Câmara de Valongo falava da necessidade de priorizar a saúde do planeta, do aquecimento global e da seca vivida actualmente em Portugal, quando abordou dados sobre o município.

“Desde 2003 que há aqui uma aposta contínua do município e da empresa Águas de Valongo na melhoria da eficiência hídrica. Neste momento, Valongo está no grupo de municípios com melhor desempenho, a nível nacional, na eficiência hídrica”, revelou. “Somos dos concelhos com menos perdas de água no sistema de abastecimento de água à população. Desde 2003, o município poupou qualquer coisa como o equivalente a três anos de consumo da totalidade do município, só por ter baixa perda de água. É bom que percebam que há concelhos onde há perdas de 50% da água e o nosso concelho não é desses”, disse aos presentes.

O autarca anunciou ainda que está a ser desenvolvido um projecto novo com a Águas de Valongo e pediu ao vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, presente na cerimónia, que ajude com o financiamento.

“Até ao final do primeiro trimestre queremos ter o estudo fechado para a reutilização do saneamento tratado nas nossas ETAR para rega de jardins e parques públicos. É mais rápido se nos arranjarem financiamento”, afirmou José Manuel Ribeiro.