TOP (Testar, Observar, Perguntar) é o nome do novo projecto vocacional que está a ser implementado em Valongo, com vista a promover o contacto directo entre o tecido empresarial e os jovens estudantes.

Tentando aliar a educação e o mercado de trabalho, esta iniciativa pressupõe visitas a empresas de acordo com a área escolhida e a possibilidade de entrevistar um profissional e/ou de o acompanhar durante umas horas no seu local de trabalho.

Este projecto pretende proporcionar aos estudantes do nono ano e do ensino secundário do concelho “uma oportunidade de exploração e desenvolvimento vocacional, com vista à definição de um projecto para o seu futuro”, segundo revela a autarquia em comunicado. “O nosso objectivo é a desconstrução de visões estereotipadas do mercado de trabalho junto dos jovens que estão a terminar uma etapa decisiva do seu percurso escolar, de modo a que possam realizar escolhas mais conscientes. Pretendemos igualmente incentivar uma cultura de escolaridade prolongada e aprendizagem ao longo da vida, potenciando os recursos do meio”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

O TOP está inserido no Plano de Acção do Projecto Educativo Municipal e a ser implementado em todos os agrupamentos de escolas da rede pública, no âmbito do Programa Municipal de Desenvolvimento Vocacional da Rede EsPSIS – Rede de Psicólogos/as Escolares do concelho de Valongo.

A primeira visita inserida no TOP levou um grupo de estudantes de Alfena às empresas Valportas e Omnipro, localizadas na Zona Industrial de Campo.

Os jovens foram acompanhados pelo empresário Mário Carvalho e a sua equipa e puderam conhecer todo o processo produtivo e explorar diferentes áreas profissionais, como: engenharia electrónica/electrotécnica, informática, marketing, soldadura, design industrial, engenharia mecânica e engenharia e gestão industrial.