Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

Haverá mudanças no executivo liderado por Alexandre Almeida para os próximos quatros anos. Apesar de empurrar para a próxima semana a divulgação dos pelouros que serão distribuídos pelos vereadores, o presidente da Câmara de Paredes, empossado esta sexta-feira para um segundo mandato, confirmou ao Verdadeiro Olhar que Elias Barros será o novo vice-presidente da Câmara Municipal de Paredes.

O autarca garante que não se trata de uma “despromoção” para Francisco Leal, número dois da lista do PS e vice-presidente do município no mandato 2017-2021.  

“É um reconhecimento”

No primeiro mandato de Alexandre Almeida, Francisco Leal era vice-presidente e assumiu os pelouros do Ambiente, Mercados e Feiras, Oficinas e Equipamentos e Planeamento e Urbanismo. Já Elias Barros foi vereador das Actividades Económicas e Protecção Civil.

Para já, o presidente da Câmara não revela que pelouros serão assumidos por cada um dos vereadores. O despacho irá a reunião de Câmara na próxima semana.

Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

Mas, confrontado, Alexandre Almeida confirmou que Elias Barros será o novo vice-presidente do executivo que lidera.

“Ele vai ser o próximo vice-presidente. Isso será anunciado na próxima reunião de câmara aquando da nomeação”, respondeu.

“O cargo de vice-presidente não acrescenta nada de substancial ao cargo de vereador. É um reconhecimento. Da mesma forma que fiz um reconhecimento ao Francisco Leal no primeiro mandato pelo trabalho e contributo para engrandecer a minha candidatura, isto poderá ser agora entendido como um reconhecimento pelo que o Elias Barros fez, até mesmo enquanto presidente de junta por dois mandatos e por ter sido das primeiras pessoas a dar a cara pelo projecto do PS que eu encabecei e que resultou na vitória das eleições de 2017. Francisco Leal continua a ser o número dois e Elias Barros passa a vice-presidente. Nada mais do que isso”, afirmou ainda quando questionado sobre o porquê da mudança.

Nega ainda que se trate de uma “despromoção” de Francisco Leal. “Isso foi por demais esclarecido com ele. Ou também seria uma despromoção para os outros no anterior mandato e nunca foi assim entendido”, frisou Alexandre Almeida.

“Durante quatro anos foi ele, agora será o Elias e poderá ser um cargo rotativo como acontece com muitos concelhos aqui à volta. Não pode ser entendido como promoção ou despromoção porque todos eles, pelo trabalho que desempenham enquanto vereadores e pelo contributo que têm dado para o desenvolvimento do concelho, estão de parabéns e têm o meu reconhecimento”, concluiu o autarca.