O Sons do Património está de regresso à Área Metropolitana do Porto. Nesta quinta edição do ciclo de concertos, com entrada livre, que decorrem entre 4 e 28 de Outubro, o objectivo mantém-se: proporcionar “uma viagem por 17 locais únicos, celebrando a riqueza e a diversidade do Património Cultural do território e da sua comunidade através da música”.

“O que têm em comum uma igreja, uma fábrica, uma ponte, um museu ou um atelier de um artista? Todos estes locais constroem uma cidade e guardam a história de cada dia, ano ou século, como local de passagem de gerações. Locais vivos que são verdadeiros observatórios da identidade, da herança, de um legado e que devem ser valorizados e celebrados”, lê-se em nota de imprensa. Assim, este evento, “em rede” promovido pela Área Metropolitana do Porto, propõe a música “como veículo de aproximação das pessoas ao património”. “Uma viagem por 17 locais acompanhados pelas sonoridades de 17 projectos musicais, homenageando a arquitectura, as artes, os ofícios e a memória dos nossos antepassados, evocados em diferentes espaços de história, de criação e de culto”, acrescenta ainda a organização.

O evento contará com vários estilos de artistas, desde a música erudita à contemporânea, passando pela tradicional, electrónica, rock, pop ou jazz.

O primeiro a subir ao palco é o músico e compositor Samuel Martins Coelho na Igreja de São Pedro Fins na Maia.

Em Paredes, há concerto na Igreja de Vandoma, ao som da guitarra Marta Pereira da Costa, pelas 21h30 de 15 de Outubro. Já Valongo acolhe a 16 de Outubro, às 18h00, no Centro Cultural de Campo, Miramar, um projecto dos guitarristas Frankie Chavez e Peixe.

Conheça todo o programa abaixo.