“Seja Diferente, não seja Indiferente”  é o tema de um encontro marcado para o dia 30 de Março, em Lousada, e é promovido pela autarquia e equipa terapêutica do agrupamento de escolas locais.

O objectivo desta discussão, numa comunidade que pretende ser “verdadeiramente inclusiva”, passa por reflectir a “empregabilidade das pessoas com deficiência, em contexto escolar e laboral”. 

É que as pessoas com deficiência, se tiverem “um ambiente adaptado às suas necessidades, podem ser produtivas” e “permitir às empresas uma alavancagem a outros níveis, fazendo cumprir a lei e permitindo o acesso a benefícios de vária ordem”, refere a nota de imprensa do município. 

A abertura do encontro vai estar a cargo do diretor do agrupamento, Filipe Silva, seguindo-se uma intervenção da equipa terapêutica. Maria Helena Alves, do Instituto Nacional para a Reabilitação, vai falar sobre “Uma Questão de Direito”. 

Cerca das 18h00, o destaque vai para “Do Balcão da Inclusão… às Medidas de Empregabilidade vs Ocupação”, que vai ser apresentado Virgínia Machado e Regina Pacheco, representantes do município de Lousada.

Depois, debate-se o “Enquadramento do PIT”, um plano de transição para jovens com necessidades educativas especiais, assim como as práticas a desenvolver na escola.

Algumas propostas vão ser ser apresentadas pelos psicólogos Augusto Sousa e Mónica Carvalho que é também representante da ACIP e vai abordar a temática: “a visão de uma Instituição” 

Seguem-se testemunhos de empresários como Mafalda dos Santos Monteiro, da Univerplast, e Marta Teixeira, da Moto Teixeira, ao que se juntam os testemunhos de ex-alunos, Otávio Bessa e José Fernando. 

A sessão de encerramento está agendada para as 19h30 e vai contar com a presença de Maria do Céu Rocha, vereadora da Igualdade e da Inclusão de Lousada. 

O encontro vai decorrer, a partir das 17h30, de forma presencial na Escola Secundária de Lousada, sendo também possível a participação online, através das páginas de facebook do Agrupamento de Escolas de Lousada e da Câmara. Toda a comunidade pode participar, sendo que a inscrição é gratuita e deve ser feita através do link https://forms.gle/UaKzqpyrkNCSdqQ17