Sapadores Florestais de Paços de Ferreira estão a realiza uma acção de limpeza em vários terrenos do município de Paços de Ferreira com o objectivo de impedirem os incêndios nos meses de Verão.

Estes trabalhos estão a desenvolver-se em “caminhos florestais”, na freguesia de Sanfins de Ferreira, e nas áreas envolventes à Citânia de Sanfins, mais concretamente nas ruas do Agrelo e da Citânia, especifica a Câmara Municipal.

Estes locais “assumem um papel central nas diferentes vertentes da defesa contra incêndios”, razão pela qual se torna primordial “proceder à eliminação de toda a vegetação espontânea”, o que diminuirá “o risco de deflagração e de propagação de incêndios, ao mesmo tempo que facilita o seu combate e permite o acesso e circulação de viaturas” dos bombeiros.

Recorde-se que, recentemente, o ministro da Administração Interna sublinhou que o próximo Verão será “mais exigente que o de 2022, por isso, apelou “à responsabilidade dos cidadãos e autarquias”.

José Luís Carneiro destacou a importância de “sensibilizar, informar, esclarecer os cidadãos para aquilo que são os seus deveres, que devem ser cumpridos, atempadamente, de limpeza, nomeadamente das faixas de segurança, os tais 50 metros em torno do seu património, das suas habitações”.

O governante não deixou de abordar os “deveres das autarquias e que devem estar previstos em sede de planeamento dessas mesmas limpezas. E depois, encontrar formas também, de podermos ter recursos para apoiar as autarquias nesses esforços de limpezas”, diz o Observador, citando José Luís Caneiro.