Saiba em quais postos vai poder abastecer durante a greve dos motoristas de matérias perigosas

No total, há 10 postos de combustível disponíveis nos concelhos de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo, numa lista divulgada pela Entidade Nacional para o Sector Energético. A greve está prevista decorrer a partir de 12 de Agosto

0

No dia 12 de Agosto, os motoristas de matérias perigosas deverão iniciar uma greve por tempo indeterminado. A Entidade Nacional para o Sector Energético (ENSE) divulgou a lista de postos disponíveis em caso de uma crise de combustíveis – a Rede Estratégica de Postos de Abastecimento (REPA).

Em Lousada, apenas um posto estará disponível, nomeadamente o do supermercado E.Leclerc, enquanto em Paços de Ferreira haverá dois, o da BP e o do Intermarché.

Na cidade de Paredes, apenas o posto da Repsol e o do Intermarché, tal como em Penafiel, que terá também disponível o posto do Intermarché e o do Pingo Doce.

Valongo tem três postos de combustível nesta lista, o da Repsol, o da Cepsa e o da Galp.

Para os veículos prioritários (ambulâncias, bombeiros e polícia), há uma outra lista, que inclui os postos da Galp de Paços de Ferreira e de Paredes.

O pré-aviso de greve foi entregue na quarta-feira pelos sindicatos dos motoristas, mas ainda não foram divulgados os serviços mínimos, que serão decretados pelo Governo.

Em Abril, os motoristas realizaram outra greve, na qual tinham sido estipulados pelo Governo os serviços mínimos com 40% dos trabalhadores em funções para Lisboa e Porto. A adesão foi elevada e, mais tarde, o Governo acabou por decretar uma requisição civil e convidar as partes para negociações.