A Rota do Românico lança a quinta edição do seu concurso escolar, subordinado novamente ao tema escultura.

O concurso vai premiar os melhores trabalhos em três categorias, por nível de escolaridade. As turmas do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico concorrem na categoria de Ilustração, as do 2.º e 3.º ciclos na de modelagem e, por último, as turmas do ensino secundário submeterão os seus trabalhos na categoria de criação literária.

“Os trabalhos concorrentes devem explorar, de forma criativa, o vasto património escultórico presente nos monumentos” da região, “como os tímpanos, capitéis, mísulas, cachorros, aduelas, siglas, frisos, entre outros pormenores artísticos”, explica a Rota, em comunicado.

O concurso tem como público-alvo a comunidade escolar, do ensino pré-escolar ao secundário, dos doze concelhos abrangidos atualmente pela Rota do Românico, nos vales do Sousa, Douro e Tâmega: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

A inscrição no concurso está aberta no sítio da internet da Rota do Românico até 29 de abril do próximo ano e os trabalhos devem ser entregues até ao dia 23 de maio.

Na última edição esta iniciativa recebeu 81 trabalhos, com a participação de 2192 alunos e 85 docentes de 30 estabelecimentos de ensino.