O que têm em comum o tenista português João Sousa (n.º1 do ranking nacional), os futebolistas Nuno André Coelho (ex-jogador FC Porto, ex-Sporting CP) e Luís Neto (jogador da Selecção Nacional e do Zenit de São Petersburgo), o ciclista Rui Vinhas (vencedor da última edição da Volta a Portugal em bicicleta), a maratonista Marisa Barros (atleta olímpica) e Jorge Sousa (árbitro internacional FIFA)? Todos estes atletas já passaram pelo ROPE, o centro de reabilitação e optimização localizado em Penafiel.

A estrutura assinala dois anos este sábado, dia 4, com um dia de portas abertas à população. Quem quiser poderá “experimentar alguns dos serviços do projecto de forma completamente gratuita”, entre as 9h00 e as 18h00, diz nota de imprensa. Além disso, haverá rastreios de podologia, consultas de medicina desportiva, aulas de pilates, massagens desportivas, avaliações físicas, treinos ROPE, aulas de abdominais hipopressivos e pequenos workshops de fisioterapia, entre outros.

“O ROPE destina-se a quem queira atingir um patamar mais elevado e prova disso mesmo é que ao longo dos dois anos de existência, o projecto tem vindo a ser procurado por várias figuras do desporto nacional e internacional”, refere nota de imprensa, realçando que o projecto não se destina apenas a atletas de alto rendimento, mas a todos os cidadãos.