A União de Freguesias de Cristelos, Boim e Ordem através da sua Unidade Local de Protecção Civil e com o apoio do município de Lousada vai realizar, nos dias 17 e 18 de Março, as I Jornadas Técnicas de Protecção Civil, no Auditório Municipal de Lousada, sob o tema “Prevenir, Actuar, Socorrer e Apoiar”.

“A Protecção Civil constitui um domínio de crescente importância na promoção da segurança dos cidadãos e da qualidade de vida das populações. O aumento da frequência e da intensidade dos desastres naturais, os riscos tecnológicos e sociais, actuais e emergentes, revelam a necessidade do desenvolvimento da Protecção Civil na sociedade actual”, refere a União de Freguesias.

A meta é “reunir um elevado número de pessoas com interesse pelas questões da Protecção Civil” nestas jornadas, desde a comunidade académica, os técnicos municipais, bombeiros, elementos da estrutura nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil – ANEPC, e de outras agências nacionais, e ainda entidades que desenvolvem actividade na área da avaliação e prevenção de riscos e de protecção de pessoas e bens. A participação exige inscrição.

“Pretende-se que este evento seja um espaço aberto, abrangente e privilegiado para partilha de informação e conhecimento, estabelecer novas parcerias, divulgar e debater os temas e as problemáticas da Protecção Civil”, acrescenta a mesma fonte, referindo ainda que no primeiro dia o evento conta com a presença de nove oradores convidados, distribuídos por quatro painéis  e no segundo dia com a realização de exercício LIVEX com contributo de técnicos e operacionais especializados.