Fotografia: Rancho Folclórico de Boelhe

O Rancho Folclórico de Boelhe que faz parte integrante da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli participou nos festivais etnográficos no Alentejo e Algarve.

No Alentejo, o rancho folclórico de Boelhe que é assumidamente das “gentes do Tâmega”, participou nas festas tradicionais de Santa Clara-a-Nova, localidade do concelho de Almodôvar e no Algarve participou no XVIII Festival Nacional de Folclore, organizado pela Casa do Povo da Conceição, em Faro.

Saudando a comunidade de conterrâneos naturais do concelho de Penafiel presentes e que aí residem, o Rancho Folclórico de Boelhe enalteceu o papel social dos ranchos e grupos de folclore que, funcionando como verdadeiros museus vivos, têm um lugar de destaque no rico e numeroso movimento associativo de Portugal.

Fotografia: Rancho Folclórico de Boelhe

O responsáveis pelo grupo etnográfico de Penafiel assumiram, também, que estes grupos são um veículo privilegiado de promoção turística de uma terra e de uma região, permitindo conhecer melhor os usos e costumes, as tradições e a história de um povo – como são as “gentes do Tâmega”.

Segundo a organização, mais que um grupo de folclore, o Rancho de Boelhe procura nestes intercâmbios culturais fazer uma família alargada de amigos, onde prevalece a amizade e o companheirismo, tanto em trabalho como em lazer e este fim-de-semana veio provar e reforçar esse mesmo espírito.

A deslocação ao Alentejo e Algarve só foi possível graças ao apoio da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli que garantiu o transporte.