Os deputados do PSD recomendaram, hoje, ao Governo, através de dois Projectos de Resolução, intervenções urgentes na escola EB 2,3 D. António Ferreira Gomes, em Ermesinde, e na Escola Secundária de Valongo.

Nos documentos, os social-democratas lembram que na Escola Secundária de Valongo, com mais de 30 anos de funcionamento sem qualquer intervenção de fundo, “a falta de espaço, os problemas com a electricidade e canalizações são recorrentes, a par da falta de funcionários”, sendo “um dos muitos exemplos de uma escola que necessita com urgência de requalificação”.

“Em 2015 esta escola com mais 1.400 alunos do 7.º aos 12.º anos foi considerada para intervenção, tendo sido destinada uma verba para a fase de projecto e início de obras, a verdade é que com este Governo esta deixou de ser considerada, optando ao invés por desenvolver pequenas intervenções de urgência, designadamente o telhado para evitar a continuação de chuva dentro das salas de água, que claramente são insuficientes face à dimensão das necessidades do edificado”, descreve o grupo parlamentar do PSD.

Já a Escola EB 2,3 D. António Ferreira Gomes, em Ermesinde, “é mais um dos muitos exemplos de uma escola que necessita de intervenções urgentes para garantir o adequado e normal funcionamento das suas actividades lectivas”.

“O Ministério da Educação que está devidamente informado, designadamente dos problemas detectados ao nível do telhado e coberturas, cujas muitas falhas originam infiltrações, problemas eléctricos e obrigam a encerrar acessos por falta de condições de segurança, não actua. De facto, apesar de se ter procedido a pequenas intervenções de urgência em 2018 estas revelaram-se claramente insuficientes face à dimensão das necessidades do edificado pelo que o problema de chuva dentro do recinto escolar se mantém”, sustenta o partido.

“A par deste grave problema, subsistem igualmente outros que, só com a boa vontade da comunidade escolar e a intervenção directa das famílias, têm vindo a ser remediados, mas que exigem uma intervenção coerente e sistematizada por parte do Ministério da Educação”, apela o documento.

Nos dois casos, o PSD pediu ao Governo que programe, “rapidamente”, a requalificação das escolas “no sentido de garantir as condições indispensáveis para uma escolaridade de qualidade”.