O PS Penafiel acusou, em comunicado enviado aos órgãos de comunicação social, o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, de usar a sua página pessoal na rede social Facebook, para reproduzir a actividade da Câmara Municipal de Penafiel e apelar ao voto na Coligação CDS/PSD.

A posição do Partido Socialista é sustentada, segundo o partido, numa decisão da Comissão Nacional de Eleições que concluiu que, em fraude à Lei, Antonino de Sousa, terá usado “a sua página pessoal na rede social Facebook, para reproduzir a actividade da câmara municipal de Penafiel, incluindo a referência a diversos actos concretos realizados pela dita Câmara, ao mesmo tempo que apelava ao voto na Coligação CDS/PSD, usando assim aquele órgão (que é de todos os penafidelenses) para fazer campanha eleitoral em prol da sua candidatura”.

No comunicado enviado aos órgãos de comunicação social, o PS Penafiel disse reprovar “veementemente o comportamento do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino Sousa, que pela milésima vez demonstrou uma má compreensão dos princípios inerentes a qualquer concelho democrático, onde vigore o respeito pelo direito de oposição e pelos valores de liberdade e igualdade”.

Na mesma nota de imprensa, o PS Penafiel criticou o presidente do município de ter contrariado os deveres de neutralidade e imparcialidade a que está sujeito.

“Efectivamente, o Partido Socialista não pode deixar de lamentar – na certeza de que todos os penafidelenses também o farão – a condenação do representante máximo dos penafidelenses, pela Comissão Nacional de Eleições por, nas palavras daquela Comissão, ter contrariado os deveres de neutralidade e imparcialidade a que está sujeito, tendo contribuindo para acentuar a confusão, nos penafidelenses, entre a sua qualidade de candidato e a função de Presidente da Câmara Municipal de Penafiel”.

No comunicado de imprensa, os socialistas penafidelenses lamentam, ainda, que Antonino de Sousa confunda a Câmara Municipal de Penafiel “com uma extensão da Coligação”.

“Após 16 anos de poder absoluto, o Dr. Antonino de Sousa, confunde a Câmara Municipal de Penafiel, com uma extensão da Coligação, encara aquele órgão como coutada privada, que pode ser usado ao serviço da coligação, para campanha eleitoral, mas o PS e os penafidelenses não o deixaram esquecer que quem detém, pontualmente, o poder, mais não é que um representante do povo de Penafiel e que é o povo de Penafiel, a exclusiva razão de existir da Câmara Municipal, que este é que é o único e verdadeiro detentor do poder no nosso concelho”, lê-se no comunicado enviado ao nosso jornal.

“O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel vai tomar todas as diligências, para agir em conformidade com a lei, contra o atentado de má-fé que sofreu por parte do PS Penafiel”

Contactado pelo Verdadeiro Olhar, o presidente da Câmara Municipal acusou o PS Penafiel “de continuar a mentir aos penafidelenses” e afirmou que vai tomar todas as diligências, para agir em conformidade com a lei, contra “o atentado de má-fé que sofreu por parte do PS Penafiel”.

Sobre o comunicado socialista que suscitou esta situação, Antonino de Sousa desmentiu ter sido condenado pela Comissão Nacional de Eleições.

“O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel lamenta profundamente que o PS Penafiel continue a enganar os penafidelenses, sobre temas extremamente sérios, num claro atentado à inteligência da sua própria comunidade. Recentemente, o PS Penafiel emitiu uma nota com o título “Presidente da Câmara Municipal de Penafiel Condenado Pela Comissão Nacional de Eleições”. Esta afirmação é falsa e tem como único objectivo denegrir a imagem e ofender a pessoa do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel”, frisou.

O chefe do executivo recordou que a Comissão Nacional de Eleições recebeu uma queixa anónima contra o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, tendo-o notificado e este prestado os devidos esclarecimentos.

“Em causa estava o facto de o Presidente da Câmara Municipal ter no seu Facebook a descrição “Presidente da Câmara Municipal de Penafiel”.  O PS Penafiel mentiu ao afirmar que o “Presidente da Câmara Municipal de Penafiel foi Condenado pela Comissão Nacional de Eleições. Perante esta atitude baixa e sem olhar a meios por parte do PS Penafiel, camuflada no último comunicado mentiroso que emitiram, fica mais claro e evidente equacionar os autores da queixa anónima”, assegurou.