Vários voluntários da associação “Os Pecaninos”, instituição com sede em Paços de Ferreira, que visa a defesa e protecção dos animais, visitaram o Lar André Almeida, em Freamunde, numa iniciativa que teve como objectivo promover a interacção entre os animais e os utentes do lar.

A presidente da Associação Protectora dos Animais do Concelho de Paços de Ferreira, Cláudia Cunha, adiantou que depois desta visita é, também, objectivo da associação replicar estas acções a outras instituições do concelho com o objectivo de dar a conhecer a associação e a correlação positiva que os animais têm nas pessoas.

Ao Verdadeiro Olhar, Cláudia Cunha destacou que além da interacção com os animais, os idosos tiveram a possibilidade de tocar nos cães e nos gatos.

“Foi uma experiência maravilhosa. Os idosos tiveram a possibilidade de contactar de perto com os cães e gatos. Quisemos essencialmente levar conforto aos utentes do lar”, disse, salientando que os animais despertam, também, boas memórias nas pessoas e ajudam-nas afectivamente.

 “Consideramos vantajoso por acreditar ser uma das melhores formas de enriquecer a vida dos idosos. Os idosos que vivem em lares sofrem de alguns problemas sociais e de saúde, custa-lhes comunicar com outras pessoas e acabam por ficar com uma sensação de solidão, isolamento e pouca estimulação mental”, acrescentou, salientando que vários estudos confirmam que os animais trazem inúmeros benefícios para a vida dos idosos.

Segundo Cláudia Cunha, o contacto com os animais influência a forma como os nossos idosos encaram a vida.

“Acreditamos que com a visita dos nossos animais conseguimos ajudar nem que por momentos a melhorar um pouquinho a sua vida. Foi isso que Os Pecaninos quiseram fazer. Os animais podem melhorar a qualidade de vida nos lares de idosos e o contacto feito de uma forma carinhosa é algo de que muitos idosos sentem saudades”, assegurou.

Ao nosso jornal, a responsável pelos Pecaninos revelou, ainda, que é objectivo da associação promover acções de sensibilização nas escolas, com início já em Outubro, com o objectivo de sensibilizar a comunidade escolar para a defesa e protecção dos animais.

A este propósito, a presidente da Associação Protectora dos Animais do Concelho de Paços de Ferreira esclareceu, também, que em simultâneo, a associação vai contactar as juntas de freguesia no sentido de promover o bem-estar e os direitos dos animais.

Cláudia Cunha avançou, também, que está em construção o novo abrigo para os animais da associação (100 cães e 40 gatos), situado em Carvalhosa e cujas obras estão orçadas em cerca de 180 mil euros.

“As actuais instalações são limitadas e já não dão resposta às inúmeras solicitações e pedidos. Trata-se de um investimento que implica um esforço financeiro acrescido”, disse, salientando que a Câmara de Paços de Ferreira já contribuiu com 25 mil euros para a construção do novo espaço.

 “Os Pecaninos” é uma Associação, fundada em 12 de Outubro de 2007, sem fins lucrativos cujo objecto social é a defesa e protecção dos animais, que procede à recolha e tratamento de animais feridos, doentes ou em risco imediato, encontrados à deriva na via pública ou abandonados e procura de novos donos para animais abandonados.

A associação tem, também, como funções a intervenção junto das autoridades competentes no sentido de serem respeitadas as leis de defesa e protecção dos animais; a promoção e campanhas de sensibilização das populações para a defesa e protecção dos animais; a edição de publicações que veiculem os objectivos da Associação.

São, ainda, objectivos da Pecaninos, fazer pressão junto das autoridades competentes no sentido de serem alteradas as leis desactualizadas ou injustas para o bem-estar animal; a recolha e divulgação de informação para o bem-estar animal e a celebração de protocolos com clínicas veterinárias, universidades, institutos, associações ou outras organizações congéneres com vista a intercâmbios e cooperação no tratamento e salvamento de animais.