O projeto de promoção de atividade física, ‘Meno(s)Pausa+Movimento’, de Penafiel, foi distinguido pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), a par com outros quatro municípios portugueses.

Todos os anos, este estabelecimento de ensino premeia projectos da administração pública que mais de estacaram no panorama nacional.

Assim, e no caso de Penafiel, coube ao programa municipal “Meno(s)Pausa+Movimento” tem como objectivo promover comportamentos saudáveis na pós-menopausa, tidos compo “essenciais na prevenção ou retardamento de doenças, na redução do declínio funcional e na prevenção do isolamento social”. O que faz com que as mulheres participantes se “envolvam mais em actividades comunitárias”, participando ainda “activamento, no trabalho e na sociedade”, sublinha a edilidade.

A receber a distinção esteve o vice presidente da autarquia que relembrou que esta proposta municipal tem como base o incentivo às “boas práticas para uma vida mais saudável, especialmente num momento tão complexo da vida das mulheres como é a menopausa”.

Pedro Cepeda enumerou ainda que, e ao longo deste programa, já foram realizadas cerca de “200 consultas médicas”, que terão resultado na “melhoria muito significativa da qualidade de vida” das envolvidas, no que diz respeito a parâmetros “de saúde e aptidão física”.

O que se traduz em “resultados muito positivos e que demonstram que estamos perante um programa de grande importância e muito benéfico para a saúde”, conclui.

O ‘Meno(s)Pausa+Movimento’ é promovido pela Câmara Municipal de Penafiel, através de uma parceria com a UTAD, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e o ACES Tâmega II.