O TOK’A MEXER VALONGO – Férias de Verão está de regresso, de 6 de Julho a 28 de Agosto. As actividades foram adaptadas às novas exigências de saúde pública “para garantir diversão com segurança e distanciamento físico, salvaguardando a segurança quer das crianças, quer dos monitores”, informa a autarquia.

Serão privilegiadas actividades de ar livre, estando previstas, a cada quinzena, duas saídas de manhã para a praia e uma experiência de surf e ainda duas saídas de tarde para explorar as Serras de Valongo, com actividades como Eco Sustentabilidade, Estafetas Loucas, Geocaching e actividades radicais que privilegiam o contacto com a natureza e o território verde de Valongo.

O custo por semana é de 27 euros, estando incluídas as actividades, os seguros e as refeições (almoço e lanche), refere a Câmara.

Para maior segurança, serão criados quatro grupos por semana, de 12 participantes cada (seis aos 15 anos): dois grupos de 12 na Escola Básica de S. Lourenço, em Ermesinde; um grupo de 12 na Escola Básica da Ilha e um grupo de 12 na Escola Básica do Susão, em Valongo.

“O Tok’a Mexer Valongo tem sido um enorme sucesso. Em tempos de pandemia, não podíamos deixar de dar resposta às necessidades das famílias, disponibilizando um programa de ocupação de tempos livres com custos muito reduzidos, mas com muita qualidade e segurança”, salienta o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, citado em nota de imprensa, lembrando que os avós são grupo de risco e que muitas famílias não têm possibilidades financeiras para recorrer a outras soluções.

“A segurança dos participantes e dos monitores é a nossa principal preocupação, por isso, este ano optamos por realizar as actividades em escolas, em grupos de participantes com número máximo de 12 crianças, entre os seis e os 15 anos, com um monitor por cada quatro crianças. As actividades realizam-se num espaço amplo e em várias salas, de maneira a que os participantes não se cruzem”, acrescenta.

As inscrições são efectuadas através de formulário on-line e arrancam no dia 29 de Junho. É obrigatório ter o boletim de vacinas do/a participante atualizado.