As lojas do Pingo Doce dos concelhos de Penafiel e Valongo integram o “Programa Bairro Feliz” lançado por esta cadeia de hipermercados que visa apoiar projectos em cada bairro.

A iniciativa abrange 49 lojas de 10 concelhos do Porto e Braga e o objectivo é criar bem-estar e fortalecer os laços com a comunidade.

Até 23 de Junho estão abertas as inscrições. São as entidades locais e os moradores de cada “bairro” (grupos de cinco vizinhos) quem pode propor as causas a apoiar e que depois votam na causa que preferem, decidindo a quem será entregue o donativo.

Cada loja Pingo Doce terá mil euros de seis em seis meses para apoiar uma causa local. As propostas podem ser nas áreas de saúde e bem-estar, desporto, apoio social e cidadania, cultura, património e lazer, educação e ambiente.

Podem ser apoiados, por exemplo, “um baloiço novo para o parque, um equipamento para o grupo desportivo, novos instrumentos musicais para a academia de música, melhoria das instalações do canil ou uma nova decoração para a sala de convívio do Centro de Dia”, pequenas coisas que podem ter grande impacto na comunidade.

As inscrições estão abertas até ao dia 23 de Junho. Segue-se avaliação por parte do júri e, entre 6 e 26 de Julho, os projectos estarão em votação popular nestas lojas. No dia 27 de Julho será divulgado a causa vencedora em cada loja e entregue o respectivo donativo.

Está envolvida a loja de Penafiel e também as lojas de Ermesinde, Susão e Valongo, no concelho de Valongo.