Cerca de 30 jovens do Tâmega e Sousa, entre os 18 e os 34 anos, que se encontram fora do mercado de trabalho e de instituições de ensino – os designados NEET -, estão a participar no PRODUZ BOOTCAMP – Programa intensivo de capacitação para a criação e organização de eventos.

Trata-se de uma acção promovida no âmbito do projecto TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti] – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa em parceria com os 11 municípios que a integram.

O programa, explica nota de imprensa, “tem como objectivo dotá-los de conhecimentos e competências para a criação e organização de eventos, capazes de funcionarem como alavanca diferenciadora nesta área de actuação, mas também de competências transversais que potenciem a sua absorção pelo mercado de trabalho, no caso dos licenciados/mestres, ou o seu ingresso no ensino superior, no caso daqueles que concluíram o ensino secundário”.

“A promoção do empreendedorismo, da empregabilidade e do sucesso profissional daqueles que terminaram recentemente o seu percurso escolar/académico é também, a par do sucesso escolar dos que ainda se encontram no sistema de ensino, uma das missões da CIM do Tâmega e Sousa”, acrescenta a mesma fonte.

Este bootcamp terá a duração de um mês, dividindo-se em quatro fases distintas. A primeira decorre em regime de internato no Seminário Menor de Resende, até esta sexta-feira. Corresponde à fase de aquisição teórica de conhecimentos e de partilha de boas práticas nacionais e internacionais na área dos eventos. Na segunda fase, que terá lugar no dia 31, na sede da CIM do Tâmega e Sousa, os participantes terão oportunidade de apresentarem as suas propostas de eventos para a região do Tâmega e Sousa, sendo que os três melhores projectos seleccionados pelo júri passarão à terceira fase, na qual beneficiarão de uma bolsa de consultoria que os ajudará na implementação do projecto. Por fim, na quarta fase, que volta a reunir todos os participantes do bootcamp, estes terão oportunidade de pôr em prática os conhecimentos e competências adquiridos na primeira fase, participando na organização de um evento – as Olimpíadas do Desporto do Tâmega e Sousa 2019, agendadas para os dias 8, 15 e 22 de Junho, em Felgueiras, Celorico de Basto e Lousada, respectivamente.