O primeiro-ministro, António Costa, estará na estação de Caíde de Rei, em Lousada, na próxima segunda-feira, dia 15 de Julho, às 11h20, juntamente com o ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, para assinalar a entrada em serviço da circulação eléctrica no troço Caíde – Marco de Canaveses.

A cerimónia, organizada pelas Infra-estruturas de Portugal, conta com a intervenção
do presidente da Câmara Municipal Lousada e do primeiro-ministro.

Recorde-se que António Costa visitou, em Janeiro, as obras de modernização da Linha do Douro, entre Caíde de Rei, em Lousada, e o Marco de Canaveses.

O investimento, de 114 milhões de euros, entre Caíde, o Marco e a Régua, prevê a modernização e electrificação total da linha, com a reabilitação integral da via, sinalização electrónica, estabilização de 40 taludes, automatização de passagens de nível, a construção de uma sub-estação de tracção eléctrica e o reforço e consolidação de túneis centenários,  que obrigou ao encerramento da linha e à criação de transportes alternativos.

No Túnel de Caíde de Rei, o mais extenso, com 1,1 quilómetros, foi feita, à semelhança dos túneis de Gaviarra e Campainha, a beneficiação, reforço estrutural e rebaixamento para a colocação de catenária e impermeabilização, entre outros.