A empresa municipal Penafiel Verde apresentou, esta segunda-feira, uma aplicação para dispositivos móveis que vai permitir aumentar a proximidade com os penafidelenses. Além disso, foi também lançado o serviço Payshop nas juntas de freguesia do concelho, que permitirá o pagamento das contas sem a deslocação até ao centro da cidade.

No âmbito do Dia Nacional da Água, a Penafiel Verde quis assinalar a data com o lançamento desta aplicação, desenvolvida pelos técnicos da empresa, que já está disponível para Android e iOS, de forma gratuita.

Permite registar as leituras do contador da água e saber mais sobre como ler os contadores, registar avarias, reclamações e sugestões, assim como aderir à factura electrónica e ao débito directo.

Além disso, é possível também aceder aos relatórios da qualidade da água e também ver algumas recomendações ambientais sobre como poupar este “recurso infelizmente escasso e que é essencial à vida”, a água, refere o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa.

“Quisemos que a aplicação fosse muito fácil, muito intuitiva para que qualquer pessoa pudesse utilizá-la. O objectivo é mesmo facilitar a vida aos nossos consumidores. É mantermos esta política de proximidade com o cliente”, explica a presidente do Conselho de Administração da Penafiel Verde, Alexandra Almeida.

Em relação a uma das funcionalidades da aplicação – a adesão à factura electrónica -, Alexandra Almeida indica ainda que, a par da campanha que também foi feita durante a Agrival, o objectivo “é sensibilizar as pessoas para consumirem menos recursos” e que a empresa consiga “chegar a um dia em que não se tenha de produzir nenhuma folha de papel e se consiga manter os mesmos serviços”. “Sabemos que, por exemplo, uma folha de papel consome 10 litros de água para ser produzida”, exemplifica.

“Hoje há uma maior consciência da importância deste recurso que é a água. Temos uma taxa de cobertura ao nível da água que está acima da média nacional”, afirma Antonino de Sousa, descrevendo que, ao nível do saneamento, “esse crescimento tem vindo a fazer-se também de forma acentuada”, com uma taxa de cobertura “acima dos 70 por cento”, mas refere que é preciso “melhorar a taxa de adesão”. “Significa que, em muitos locais, apesar de haver a rede disponível, não estão a ser feitas as devidas ligações à rede pública. Mas esse é um trabalho que se vai fazendo de forma contínua”, acrescenta.

A partir de uma parceria com as juntas de freguesia e com os CTT, a partir desta terça-feira vai ser também possível realizar diversos pagamentos (títulos de transporte Andante, facturas da água/electricidade, impostos, portagens, operadores de telecomunicações, entre outros) em numerário ou multibanco, com a colocação de terminais Payshop. De referir que os pagamentos realizados com este serviço só poderão ser efectuados até à data limite de pagamento.

“É importante sobretudo para a população mais idosa, com mais dificuldade de mobilidade e que lida menos bem com as tecnologias e que pode fazer aí os pagamentos das suas facturas”, aponta Antonino de Sousa, que refere ainda que este “é mais um passo” para a descentralização dos serviços.

Alexandra Almeida lembra que já existia um protocolo com as juntas em que as pessoas que não pudessem deslocar-se à Penafiel Verde, efectuavam os pagamentos em numerário nas juntas. “De forma a facilitar esse pagamento e essa vinda do presidente da junta todos os meses à Penafiel Verde com esse numerário, decidimos contratualizar com os CTT. Temos juntas que estão a muitos quilómetros da Penafiel Verde e, portanto, essas pessoas têm ali um serviço muito mais rápido, além de também terem a oportunidade de pagamento de outro tipo de serviços”.