Penafiel vai ter Balcão da Inclusão para pessoas com deficiência e/ou incapacidade

Protocolo será assinado durante o I Encontro de Inclusão Sobre Rodas que vai promover debate sobre “inclusão na sexualidade” e “Emoção, Motivação e Família”

0

Proporcionar informação e mediação especializada e acessível às pessoas com deficiência e/ou incapacidade, às respectivas famílias, organizações e outros que, directa ou indirectamente, intervêm na área da deficiência é o grande objectivo do Balcão da Inclusão que vai nascer em Penafiel.

O protocolo entre a Câmara Municipal e o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P, será assinado no sábado, às 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel.

Segundo a autarquia, através deste novo serviço, o município vai estar disponível para esclarecer, via telefone, por escrito e presencialmente, quaisquer dúvidas sobre os direitos e benefícios de acordo com a legislação em vigor e sobre os recursos existentes. “O Balcão da Inclusão compromete-se também a ajudar no encaminhamento e sensibilização junto dos diferentes organismos que, no âmbito da sua missão, têm competências nas matérias referidas para a resolução das situações apresentadas”, sustenta nota de imprensa.

A assinatura do protocolo está inserida no I Encontro de Inclusão Sobre Rodas, com o slogan “Diferentes e Iguais”, organizado pelo grupo “Inclusão Sobre Rodas”, que se uniu após desafio lançado por Maria Deolinda Soares, natural da freguesia de Valpedre que se encontra numa condição de mobilidade reduzida há mais de 20 anos. Este encontro vai ainda promover o debate sobre “inclusão na sexualidade” e “Emoção, Motivação e Família”.

Este grupo, em cooperação com as várias entidades públicas e privadas, pretende implementar um projecto com a missão de prestar às pessoas com mobilidade reduzida, famílias e comunidade em geral, uma informação acessível sobre os direitos, benefícios e recursos existentes, através da promoção de encontros de informação, sensibilização e reflexão, bem como organização e participação em diferentes tipos de actividades junto da comunidade.

A entrada no I Encontro de Inclusão Sobre Rodas é gratuita, mas sujeita a inscrição.