A fibra óptica em Penafiel vai ser reforçada em 3000 habitações, avançou o município, em comunicado.

Durante o mês de Agosto, as freguesias de Rio Mau, Sebolido e S. Mamede de Recezinhos terão acesso à rede fibra da operadora ‘dstelecom’ que irá cobrir 1700 casas. Neste momento, também estão a decorrer trabalhos para um reforço de cobertura em Abragão, Boelhe, Capela, Croca, Luzim e Vila Cova, Perozelo e Recezinhos (São Martinho), num total de mais 1200 habitações.

A autarquia refere na mesma nota que tem vindo “fazer um trabalho de sensibilização, juntos dos operadores privados, para reforçarem a disponibilidade de internet de alta velocidade no seu território”. No caso, a ‘dstelecom’, um operador grossista de telecomunicações e responsável pela construção e gestão da primeira e maior rede de fibra ótica da Europa, tem vindo a trabalhar com a Câmara Municipal de Penafiel, para reforço dessas mesma cobertura “nos locais onde existe menos disponibilidade de rede”.

Para Antonino de Sousa, autarca de Penafiel, “este trabalho vem melhorar consideravelmente o serviço de internet para os cidadãos e para as empresas” locais. A título de exemplo aponta que existem “milhares de moradas, localizadas no sul do concelho, com acesso ao serviço de fibra”, situação que deriva do “compromisso assumido nas últimas eleições”, lê-se na mesma nota de imprensa.

Os residentes podem verificar a disponibilidade de cobertura de fibra na sua zona acedendo a dstelecom.pt/rede-e-cobertura, ligando para o 253 009 910 ou enviando um e-mail para euquerofibra@nulldstelecom.pt com a morada completa e, idealmente, coordenada gps.