O programa ‘ABC da Bola’ foi assinado na escola básica de Cabeça Santa, em Penafiel, numa organização da Associação de Futebol do Porto (AFP). A cerimónia contou com as presenças do presidente deste organismo, assim como do guarda-redes Helton que interagiu com as crianças daquele estabelecimento de ensino.

“As nossas crianças passam muito tempo agarradas aos telefones e computadores e o exercício físico fica em segundo plano. Falta cultura desportiva e nós, com a ajuda dos professores e com a ajuda dos municípios, queremos que essas crianças pratiquem mais desporto. Não só o futebol e o futsal, queremos que as crianças brinquem, saltem para que tenham uma vida mais saudável. Esse é o nosso propósito”, frisou o presidente daquela estrutura, citado pelo JN.

Recorde-se que o projecto ABC da Bola visa integrar o futebol e o futsal no currículo escolar, através das actividades extracurriculares. Este foi o 15º protocolo assinado no distrito do Porto.

Jorge Pinto, presidente da Associação de Futebol Amador de Penafiel, mas também os presidentes do FC Lagares, SC Rio de Moinhos, GRD Rans e AD Penafiel marcaram presença.

Pelo lado da autarquia, Pedro Cepeda, vice-presidente, mostrou-se agradado com esta iniciativa, tanto mais porque a Câmara Municipal considera que “ter cultura desportiva é fundamental. Ainda assim não estamos satisfeitos e queremos mais, sobretudo jovens, a praticar desporto”.