Fotografia: Allzheimer Portugal

Penafiel acolhe, este sábado, uma caminhada solidária integrada na iniciativa “Passeio da Memória, da Alzheimer Portugal, que conta com a participação de 67 municípios.

Refira-se que Lousada foi um dos municípios que já acolheu esta actividade solidária que pretende aumentar o conhecimento sobre a demência.

Segundo a organização, o “Passeio da Memória” integra as comemorações do 30.º aniversário da Alzheimer Portugal e tem como objectivos informar e consciencializar a população para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, detectar os sinais de alerta e alertar para a importância do diagnóstico atempado.

Citado em comunicado, o presidente da Alzheimer Portugal, José Carreira, referiu que qualquer pessoa pode participar no “Passeio da Memória”, desde que reúna condições de saúde para a prática deste tipo de actividade.

Para participar basta apenas inscrever-se no site da iniciativa (www.passeiodamemoria.org), ou presencialmente na sede, delegações ou gabinetes da Alzheimer Portugal, entidades parceiras, bem como no próprio dia no local da acção.

A cada inscrição está associado um donativo mínimo de cinco euros por participante.

Publicidade

Metade do valor angariado em cada local irá reverter para o desenvolvimento de acções que, com o apoio dos municípios parceiros, contribuam para aumentar os conhecimentos sobre a demência, tais como acções de informação ou actividades formativas. O restante valor das inscrições reverte a favor da Associação.

O “Passeio da Memória” chegou a Portugal em 2011 com uma caminhada de seis quilómetros que teve lugar em Oeiras. Ao longo dos anos tem crescido em dimensão, tendo no ano passado acolhido milhares de participantes em 19 localidades portuguesas.