“Muita animação, música e bailarico” é o que promete o Rancho Folclórico do Centro Social e Cultural de Abragão, de Penafiel, no dia 25 de Março, altura em que vai comemorar 42 anos de existência.

A festa, que se realiza no anfiteatro Santa Mafalda, tem entrada livre e começa a partir das 21h00, com um programa que inclui momentos musicais, com temas do rancho, baile e bolo de aniversário.

Os presentes podem “pedir a sua música favorita, dançar, e relembrar momentos únicos e tradicionais”, diz a colectividade, em comunidade.

Recorde-se que o grupo foi fundado no dia 20 de Março de 1981, com sede na vila de Abragão. Tem cerca de 55 elementos, tem como missão “expandir a sua tradição pelos cantares, danças e representação de figuras típicas da região, exibindo trajes devidamente elaborados manualmente, promovendo desta forma a imagem cultural e turística”. 

Carla Almeida, responsável do rancho, diz, em nota de imprensa, que espera a participação de “todos os que fizeram parte da (sua) história, como fundadores, elementos, entidades e particulares” que os “tem ajudado de várias formas”, assim “o nosso melhor público, os abragonenses, pois sem eles nada disto faria sentido”.

Com diversas participações um pouco por todo o lado, o Rancho de Abragão já marcou presença em festivais como nos Arquipélagos da Madeira e Açores, Espanha, França, Itália, Bélgica, Suíça, Bulgária e Roménia.