“Cerca de 38% dos penafidelenses inquiridos praticam actividade física. Estamos acima da média nacional que é de 34%”. Os dados, baseados num estudo sobre hábitos e procura do desporto em Penafiel, encomendado pelo município e que teve por base mil entrevistas, foram divulgados esta quarta-feira, pelo vereador do Desporto, durante a cerimónia em que foi formalizada a candidatura do concelho a Cidade Europeia do Desporto 2020.

Segundo Pedro Santana Cepeda, o objectivo foi “conhecer os hábitos e a procura desportiva dos penafidelenses e medir o grau de satisfação face às infra-estruturas existentes”. Além disso, o município pretendeu sustentar a estratégia de desenvolvimento desportivo para este mandato e apresentar uma candidatura com fundamento, percebendo os anseios da população e do associativismo, referiu o autarca.

O estudo permitiu perceber que há mais mulheres (41%) a praticar desporto em Penafiel de forma regular do que homens (33%). Um dado é comum: a maioria diz que pratica desporto por questões de bem-estar e saúde.

“50% da população activa do concelho pratica actividade física duas a três vezes por semana e  91% dos que pratica exercício fá-lo durante todo o ano”, adiantou Pedro Santana Cepeda.

Outro dado realçado pelo vereador é que a maioria dos inquiridos diz que demora menos de 10 minutos no percurso entre casa e a infra-estrutura em que pratica desporto. “Mostra que a nossa rede de equipamentos desportivos está bem distribuída”, sustenta. A isto soma-se o facto de 86% dos inquiridos praticar desporto em Penafiel enquanto apenas 14% o faz noutros concelhos. “64% consideram as nossas infra-estruturas como boas ou excelentes”, acrescentou o autarca.

Quanto aos que não praticam exercício, 70% justifica esta escolha por “falta de tempo”. “Temos que fazer ver a esses 70% que não é preciso muito tempo. O nosso principal desafio é mobilizar os restantes penafidelenses para a actividade física e teremos um índice de participação desportiva ainda mais elevado do que agora”, concluiu Pedro Santana Cepeda.