A Câmara de Penafiel vai assinalar o o Dia internacional da Pessoa com Deficiência, efeméride que se comemora esta terça-feira, com uma acção de Informação e Sensibilização sobre a temática, agendada a partir das 09h00, no auditório do Museu Municipal de Penafiel.

A sessão da abertura conta com a presença do presidente do Conselho Local de Acção Social e da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, sendo precedida de um momento de dança pela Associação de Pais e Amigos dos Diminuídos Mentais de Penafiel.

A actividade prossegue depois com a palestra tendo com tema a Lei do Maior Acompanhado, pelo Procurador da República do Ministério Público, da Comarca do Porto Este, Luís Carvalho, seguindo-se o o tema “A Protecção Social para os cidadãos Portadores de Deficiência” por João Leonel Cunha, director do Núcleo de Gestão do Cliente, do Centro Distrital da Segurança Social do Porto.

A acção de sensibilização termina com o debate “O Estatuto do cuidador Informal” contando com as presenças da presidente e vice-presidente da Convergentabraço – Associação Portuguesa de Pessoas Com Demência, Isabel Marques e Idalina Valente, respectivamente.

A intervenção será moderada por Cristina Malheiro, directora técnica da Associação de Pais e Amigos dos Diminuídos Mentais de Penafiel.