Foto: Câmara Municipal de Penafiel

Entre Junho e Setembro, o concelho de Penafiel será palco de mais de 100 espectáculos e iniciativas incluídas no programa cultural “Sentir o Verão 2017”.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Penafiel em parceria com cerca de 80 associações e instituições do concelho, conta com um leque de eventos diversificado, passando pela actividade física e bem-estar; desporto; música; romarias/festas populares; arte; cinema; literatura; teatro; dança e campanhas de sensibilização.

Além da cidade de Penafiel, as actividades terão como palco as freguesias de Boelhe, Eja, Galegos, Irivo, Lagares e Figueira, Luzim e Vila Cova, Rio de Moinhos, Termas de São Vicente e Valpedre.

A apresentação da programação cultural decorreu, esta quarta-feira, no Largo da Ajuda. O presidente da Câmara Municipal de Penafiel lembrou que a autarquia venceu, recentemente, o prémio de Melhor Programação Cultural Autárquica, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores, valorizando o papel das associações e instituições penafidelenses na dinamização de eventos, num trabalho de parceria com o município. “Isso justifica que apostemos, novamente, numa grande diversidade de iniciativas para manter a qualidade da programação cultural em Penafiel”, defendeu Antonino de Sousa.

Coube à vice-presidente da Câmara, Susana Oliveira, apresentar a programação cultural prevista, onde já se incluiu o Penafiel Racing Fest, festival de desporto motorizado que decorreu este fim-de-semana.

Foto: Câmara Municipal de Penafiel

Em Penafiel, em Junho, destaque para o encontro de “Street Basket”, as Festividades do Corpo de Deus, a 1.ª Noite de Bombos e o X Encontro Etnográfico de Penafiel. Em Julho, regressam o “Water Slide Summer”, a Noite Branca e o Dia dos Avós. Realiza-se ainda o XXXIII Festival de Folclore Internacional “Cidade de Penafiel”.

Agosto traz à cidade mais uma Noite Vermelha e a programação cultural da Agrival, com vários concertos e iniciativas. Em Setembro, destaque para as Jornadas Europeias do Património, no Museu Municipal.

No que toca às freguesias, Eja será palco do Campeonato Europeu de Jetski e Motos de Água e Campeonato Mundial de Juniores e do IV Convívio Sou da Rua. As freguesias de Luzim e Vila Cova e Rio de Moinhos recebem a iniciativa “cinema ambulante” e as Termas de São Vicente e Boelhe serão palco de noites de fados. Várias freguesias, em que se inclui Valpedre, serão palco de encenações no âmbito do Festival de Teatro Sentir Penafiel. Já a freguesia de Irivo dinamiza mais uma Festa do Caldo Verde, enquanto em Lagares e Figueira decorrerá mais uma Festa do Caldo de Quintandona.

Todos os meses, estão previstas iniciativas na Biblioteca e no Museu Municipal, e decorrerá um Mercado Solidário, todos os domingos, a partir das 8h00, no Jardim do Calvário.

Segundo a autarquia, a edição 2017 do “Sentir o Verão” fica ainda marcada pelas campanhas de sensibilização – “Missão lixo zero, Não abandone o animal” e “Adote um animal”.

Conheça toda a programação cultural: