Acordo foi assinado em Abril

Vão ser realizadas sessões de discussão pública do processo de classificação das Serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas como Paisagens Protegidas Regionais. O processo está em discussão desde que foi publicado o aviso legal em Diário da República, a 9 deste mês.

As sessões começam em Paredes, na Escola Primária n.º 1 em Aguiar de Sousa, no próximo dia 27. Nos dias 28 e 29, prosseguem para o Salão Nobre da Câmara Municipal de Gondomar, e para o Auditório Dr. António Macedo, em Valongo, respectivamente. Todas as sessões têm início marcado para as 21h00.

A documentação está disponível para consulta nas Câmaras Municipais de Paredes, Gondomar e Valongo, e nas Juntas de Freguesia de Aguiar de Sousa, Recarei e Sobreira, no concelho de Paredes; na União de Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova (Polo S. Pedro da Cova), na União de Freguesias da Foz do Sousa e Covelo e na União de Freguesias de Melres e Medas, no concelho de Gondomar; e na União de Freguesias de Campo e Sobrado (Polo Campo) e na Junta de Freguesia de Valongo, no concelho de Valongo.

Pode ser consultada nos dias úteis e nas horas de expediente, ou nos sítios dos municípios de Paredes (www.cm-paredes.pt), Gondomar (www.cm-gondomar.pt) e Valongo (www.cm-valongo.pt).

A população é livre de apresentar sugestões ou pedidos de esclarecimento durante 30 dias úteis que terão início no décimo dia útil após publicação do aviso em sede da 2.ª Série do Diário da República.

A escritura de constituição da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto foi celebrada, a 18 de Abril de 2016, assinada por Celso Ferreira, Marco Martins e José Manuel Ribeiro, presidentes, respectivamente dos municípios de Paredes, Gondomar e Valongo.