30 alunos do Centro Escolar de Recarei plantaram, no passado sábado, 22 árvores de espécies autóctones, em Aguiar do Sousa, Paredes, avançou o município.

Esta acção foi feita em pareceria com a Câmara Municipal e o projecto Parque das Serras do Porto e inclui árvores como amieiros, freixos, medronheiros e azevinhos.

Realizada no âmbito do âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) (POSEUR) que pretende contribuir para um crescimento sustentável, respondendo aos desafios de transição para uma economia de baixo carbono, assente numa utilização mais eficiente de recursos e na promoção de maior resiliência face aos riscos climáticos e às catástrofes.

Uma árvore autóctone é originária do nosso território e está mais adaptada às condições do solo e do clima de Portugal, por isso, resistem a pragas, doenças, longos períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com as outras espécies. Também ajudam a manter a fertilidade do espaço rural, o equilíbrio biológico das paisagens e a diversidade dos recursos genéticos.

Esta iniciativa contou com a presença do vereador do Ambiente, Francisco Leal, e um representante da Junta de Freguesia de Aguiar de Sousa, Hélder Costa.