Paredes vai associar-se à Semana Europeia da Mobilidade, a principal campanha europeia de sensibilização para a mobilidade urbana sustentável, avança o município.

Será uma semana inteira com actividades dedicadas “à mobilidade sustentável, com o objectivo de sensibilizar a população para uma mudança de comportamentos em favor de uma mobilidade activa, dos transportes públicos e de outras soluções de transporte limpas, em detrimento do automóvel”, explica a autarquia.

Passeios de bicilieta, de comboio e eco-caminhadas fazem parte do programa (em baixo) que começa na próxima sexta-feira, dia 16, e termina no dia 22, incluindo também um concurso de fotografia, acções de sensibilização e um dia sem carros.

Recorde-se que, e após o sucesso do Dia Europeu sem Carros (DESC), em 2000 e 2001, foi lançada, um ano depois, a Semana Europeia da Mobilidade (SEM), mais concretamente a 19 de abril, durante a Semana Verde, em Bruxelas, pela Comissária para o Ambiente, tendo contado com o apoio político e financeiro da Comissão Europeia.

De salientar que, esta campanha é uma parceria entre a Coordenação Europeia, as Autoridades locais e a Comissão Europeia. 

Assim, todos os anos, de 16 a 22 de setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de “gozar uma semana inteira de actividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos”, sobretudo no que toca à utilização do automóvel particular, lê-se no site da Agência Portuguesa do Ambiente.

Na sua base tem uma directiva europeia relacionada com a qualidade do ar das nossas cidades. “Tendo em conta os crescentes problemas relacionados com o uso do automóvel, vários países da União Europeia, incluindo Portugal, lançaram esta iniciativa pela primeira vez à escala europeia em 22 de setembro de 2000”.   

As inscrições para a Semana Europeia da Mobilidade em Paredes podem ser feitas através do mail mobilidade@nullcm-paredes.pt