Quatro alunas do curso profissional de “multimédia” e de Ciências e Tecnologia, do Agrupamento de Escolas de Vilela, em Paredes, participaram numa mobilidade a Balikesir, na Turquia, no âmbito do programa ERASMUS+ “Jobs 4 Future”, que decorreu de 12 a 17 de Março.

Durante a mobilidade, onde estiveram também presentes os professores Rui Magalhães e Patrícia Ferreira, as alunas participaram em debates e apresentações, não só sobre as realidades de cada país, abordando ainda as preocupações dos jovens ao ingressarem num mercado de trabalho, “que nem sempre valoriza as suas competências”, refere o agrupamento, em comunicado.  

Além das atividades pedagógicas, as participantes conheceram as “riquezas culturais e históricas da região, como a cidade antiga de Éfeso, que abriga o Templo de Ártemis, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, e a Casa da Virgem Maria, um local sagrado de peregrinação para muitos cristãos”.

Outra visita foi à Casa de Ataturk, um museu dedicado ao fundador e primeiro presidente da República da Turquia, o que “permitiu compreender melhor a cultura e a história turcas”. 

Uma incursão ao ‘Dijital Gençlik Merkezi’, um centro tecnológico que oferece aos jovens acesso gratuito a recursos e actividades na área dos jogos electrónicos e uma fábrica produtora de transformadores, fez parte do périplo do grupo, onde puderam ver de perto “como a tecnologia é aplicada na indústria e como esta influencia o mundo moderno”. 

O agrupamento considera que esta viagem se traduziu numa “experiência enriquecedora para as alunas e professores envolvidos, que tiveram a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos e habilidades, além de partilharem experiências com colegas de outras partes do mundo”. Espera-se ainda que, “contribua para o crescimento pessoal e profissional das alunas, bem como para a sua capacidade de aplicar as novas competências e conhecimentos adquiridos no futuro”.