A Câmara de Valongo volta a promover o projecto Palco Lectivo, que dinamiza grupos de teatro nas escolas.

Ao todo, os protocolos a assinar vão permitir a criação de nove Clubes de Teatro Escolar, nos Agrupamentos de Escolas de Alfena, Campo, Ermesinde, S. Lourenço, Valongo e Vallis Longus entre Outubro 2021 e Junho de 2022. A formação caberá aos Cabeças no Ar e Pés na Terra e o trabalho desenvolvido resultará em mais uma edição do “Mostra-te”.

O Município apoia o projecto com cerca de 11.500 euros e com a logística. À companhia de teatro cabe dinamizar e formar os clubes de teatro e promover a organização da mostra final.

O Palco Lectivo existe desde 2014 e tem como objectivos a promoção do gosto pelo teatro e a consolidação de hábitos de consumo cultural entre as camadas mais jovens; contribuir para uma consciencialização no sentido de entender a Educação Artística, por via do ensino da arte dramática, como uma componente essencial de uma educação de qualidade para todos e todas; contribuir para a promoção do exercício de uma cidadania mais consciente e mais participativa; contribuir para o sucesso escolar e para a aquisição de competências nos domínios pertencentes à expressão dramática, ao nível da emanação do discurso (dicção, intensidade fónica, curva tonal, reformulação e rapidez de pensamento, etc.), de competências de leitura e de memorização textual; e contribuir de forma positiva para a socialização dos seus intervenientes e ser um espaço onde os/as alunos/as possam estimular a sua criatividade, pondo-a ao serviço da restante comunidade escolar, através de apresentações públicas de peças de teatro e de dramatizações.

A última edição foi marcada pela pandemia, mais ainda assim participaram 160 alunos que finalizaram o projecto com quatro espectáculos presenciais e com sete vídeos/espectáculos e transmissão online.