A Engenho de Paladares e os queijos Paladares Paroquiais, produzidos em Frazão/Arreigada, Paços de Ferreira, foram premiados, na categoria “Ideias com Potencial”, na 6.ª edição do Prémio Intermarché Produção Nacional.

Os vencedores foram divulgados ontem numa cerimónia que decorreu na Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa.

Os premiados, avaliados por um júri, conjugam três vertentes: inovação, sustentabilidade e respeito pelas origens. Segundo a organização do prémio, “o escoamento dos produtos dos projectos vencedores será assegurado na rede nacional de lojas do Intermarché”.

A nível institucional, este prémios conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Ministro Adjunto e da Economia, Ministério do Ambiente e da Transição Energética, Ministério do Mar e ainda o Programa Portugal Sou Eu.

Este galardão “premeia os produtores, a produção nacional, reconhece a importância da sustentabilidade e inovação na produção portuguesa” e impulsiona “o reconhecimento produção nacional de qualidade”.

Recorde-se que a Engenho de Paladares nasceu há oito anos pela mão do padre Samuel Guedes que “quis criar uma empresa que pudesse dar oportunidade de emprego a desempregados (sobretudo de longa duração) e com os seus lucros ajudar os centros sociais e paroquiais de Frazão, Arreigada e Ferreira”, descreve o prémio.

Aproveitou o know-how de algumas pessoas que estavam ligadas a uma antiga queijaria e ressuscitou a produção de queijo.

Além dos queijos, sob a marca Paladares Paroquiais, a empresa também faz biscoitos, compotas e licores.

Recentemente, o padre João Pedro Ribeiro, que agora lidera esta empresa “100% social”, explicou ao Verdadeiro Olhar que os grandes objectivos são continuar a fazer a Engenho dos Paladares crescer, criando mais postos de trabalho, e apostar no mercado gourmet, colocando os produtos fabricados em em Paços de Ferreira em todo o país.

Os vencedores

  • Produção Primária: José Azóia (Grão de Bico – Casal do Vouga)
  • Produção Primária: Joaquim Farófia (Mel de Rosmaninho – Margens do Alqueva)
  • Produtos Transformados: Miguel Guisado (Aguardente de Perada de Pêra Rocha)
  • Produtos Transformados: Bézé (Queijo de Cabra)
  • Inovação Embalagem: Arvólea (Azeite Biológico)
  • Ideias com Potencial: Embalagem e Engenho dos Paladares (Queijos Paladares Paroquiais)