Paços de Ferreira quer criar 578 vagas em berçários e creches em todas as freguesias

Município anunciou que vai avançar com candidatura num valor superior a 8,6 milhões de euros para construir 16 projectos, desde berçários a creches e lares para idosos e para pessoas com deficiência

0

A Câmara de Paços de Ferreira anunciou que vai avançar com “a maior candidatura de sempre no âmbito das respostas sociais do concelho (em estruturas ligadas à infância, deficiência e terceira idade)”.

De acordo com a autarquia, trata-se de um investimento previsto de 8,6 milhões de euros para criar 16 novos projectos, desde berçários e creches nos centros escolares do concelho, uma estrutura residencial para idosos em Carvalhosa e uma residência de autonomização e inclusão e um centro de actividades e capacitação para a inclusão na freguesia de Ferreira.

As candidaturas serão apresentadas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O despacho assinado pelo presidente será debatido na próxima reunião de executivo.

Se as candidaturas forem aprovadas “Paços de Ferreira terá uma taxa de cobertura referência em termos nacionais”, garante o município.

Em Carvalhosa, a meta é criar um lar, centro de dia e serviço de apoio domiciliário com capacidade para um total de 220 utentes, que vai funcionar sete dias por semana.

O Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão previsto para Ferreira “destina-se a pessoas com deficiência, com idade igual ou superior a 18 que não possam por si só, temporária ou permanentemente, dar continuidade ao seu percurso formativo ou exercer uma actividade profissional” terá capacidade para 60 pessoas. Na mesma freguesia, a avançarem, as Residências de Autonomização e Inclusão terão capacidade para até 15 utentes, “sendo destinadas a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, com deficiência e incapacidade que, mediante apoio, possuem capacidade de viver de forma autónoma”, explica a autarquia em nota.

Já os berçários e creches estão previstos para todos os centros escolares do concelho, permitindo o desenvolvimento da criança e aos pais a conciliação da vida profissional com a familiar. “O projecto prevê a criação 578 vagas em berçários e creches em todas as freguesias”, diz o município pacense.