A Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós deu início às comemorações do 20.º aniversário.

A 1 de Julho de 2001 foi lançado o livro de poesia ilustrada “Pedaços de Nós”, com 40 poemas de António Rodela sobre personalidades de Freamunde, e que contou com ilustrações, na sua maioria, de Inô Vitor – Vitorino Ribeiro e uma ilustração de Augusto Ramos, Fedra Pereira, Jorge Humberto, Onofre Silva, recorda a instituição. Isso “viria a ser o ponto de partida para a criação desta associação, fundada a 29 de Janeiro de 2002”, diz nota de imprensa.

Para assinalar os 20 anos, o Coro Pedaços de Nós cantou na missa realizada na Igreja do Divino Salvador, em Freamunde, tendo-se seguido uma romagem aos cemitérios n.º 1 e n.º 2, pelos sócios e dirigentes já falecidos. À noite, realizou-se na sede da Pedaços de Nós a sessão solene, que devido à situação pandémica e limitação da presença do número de pessoas, contou com a presença dos órgãos sociais fundadores da associação e dos actuais órgãos sociais, assim como do presidente da Câmara de Paços de Ferreira e do presidente de Junta de Freamunde.

Foram ainda lidos e cantados poemas e o presidente da A.C.R. Pedaços de Nós, Pedro Ribeiro, agradeceu às várias pessoas e entidades que permitem manter em actividade a Big Band Pedaços de Nós, as Castanholas de Freamunde – Pedaços de Nós, o Coro Pedaços de Nós, o Pedasons – grupo de percussão, o Teatro Pedaços de Nós, o Teatro Infanto-Juvenil Pedaços de Nós, e toda a agenda cultural regular.

Ainda segundo nota de imprensa, foi anunciado para breve o lançamento do livro 20 Anos – 20 Pedaços de Nós, da autoria de Joaquim Pinto, com biografias sobre 20 personalidades de Freamunde.