Um projecto de arte urbana, uma rádio local, a criação de um parque de lazer, o combate ao desperdício, um banco sustentável, um projecto de cinema, outro de construção de salas de dança e um plano de esterilização municipal são as ideias que estão em votação no Orçamento Participativo Jovem de Lousada.

Há 30 mil euros para executar o projecto vencedor. A votação decorre até 31 de Dezembro.

Vencedor conhecido em Janeiro

Há oito projectos finalistas da 5.ª edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Lousada, promovido pela Câmara Municipal.

“Com a implementação deste projecto, em que o mote é ‘Tu escolhes o futuro de Lousada’, a intenção da Câmara é conhecer e reunir opiniões e contributos da juventude lousadense, de forma a inscrever as suas ideias e projectos no Orçamento Municipal e nas Grandes Opções do Plano”, explica a autarquia. Por outro lado, o município quer promover a participação cívica dos jovens e o sentido de cidadania e comunidade, com a juventude a colaborar na definição de prioridades de investimento autárquico.

Os finalistas são o “LouzaD’Art Urbana”, um projecto de Arte Urbana no concelho que pretende “urbanizar artisticamente o concelho de Lousada através da criação de murais alusivos à história e tradição de todo o concelho, ou seja, a continuação do que se tem vindo a fazer no Lousada Visual Artes da Câmara Municipal de Lousada em parceria com as escolas, como por exemplo, a homenagem do Dr. Mário Fonseca e a “Costureira” inscrita numa das “torres” do bairro Dr. Abílio”. O objectivo é criar murais em todas as freguesias. “Rádio em Lousada” é a designação de um outro projecto. “São inúmeros os lousadenses que também exprimem essa vontade – poder ouvir a nossa rádio, com coberturas em inúmeros eventos, tal como fazem os concelhos vizinhos. Por isso, mais do que meio comunicacional, a rádio tornar-se-ia um membro da família – vantagem de ser uma rádio local”, defende a proponente.

Outra das ideias passa pela criação de um “Parque de Lazer e Restauro de moinho em Nevogilde”. O “LSD – Lousada Sem Desperdício” é uma proposta na área ambiental que “assenta basicamente em três projectos com um objectivo comum, que passa pela redução e valorização dos desperdícios mais comuns na sociedade lousadense”, desde pastilhas elásticas, beatas de cigarros, copos de plástico e resíduos orgânicos. Há jovens que querem um Banco Sustentável “Wave Chair”, uma peça única de mobiliário urbano sustentável que resulta da combinação entre um banco de jardim e um sistema solar de carregamento de baterias, preparado para carregar telemóveis, computadores, tablets e outros equipamentos electrónicos”.

Ao OPJ de Lousada está também candidatado o “CineLou”, um “projecto que consiste na criação de um cinema portátil com sessões regulares ao fim de semana e em épocas festivas”. As sessões teriam um valor simbólico com a cobrança de bilhetes com parte a reverter para associações locais. O “Dança, um passo à frente” pretende a construção de duas salas de dança entre o Pavilhão Municipal e o campo coberto da Escola Secundária de Lousada. Existe ainda um projecto de “Plano de Esterilização Municipal” para animais errantes.

No OPJ de Lousada podem votar munícipes com idade compreendida entre os 14 e os 30 anos, através do sítio da internet do Município www.cm-lousada.pt ou de forma presencial nas instalações da Câmara Municipal de Lousada. A votação decorre por via eletrónica, com a realização de um registo, indicando o Nome, NIF, BI/CC, Data de Nascimento, Residência, Contacto e email, explica a autarquia.

Os resultados e apresentação pública do projecto vencedor decorrem a 6 de Janeiro de 2019.