Foto: DR

Vai ser construído um novo centro de saúde nas Termas de S. Vicente e serão ainda requalificadas as “demais unidades de saúde do concelho”. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara de Penafiel, durante a sessão solene do 3 de Março.

Segundo Antonino de Sousa, a meta é, agora que a autarquia assumiu competências na área da saúde, das “melhores condições de acesso para os utentes e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde”.

“A saúde é uma competência recente em termos municipais. No âmbito da descentralização de competências o município assumiu um conjunto de responsabilidades nesse domínio que não tinha até então e, nas negociações para assumir essas mesmas competências, foi importante que ficasse assegurado que iríamos poder construir um novo Centro de Saúde nas Termas de São Vicente”, afirmou o autarca aos jornalistas.

“É uma necessidade imperiosa. O actual centro de saúde não reúne as condições que se exigem para um equipamento dessa natureza, nem para os utentes nem para os profissionais de saúde”, sustentou o edil.

Antonino de Sousa avançou ainda que está a ser concluído o projecto desse novo centro de saúde, estando ainda a ser tratadas as questões formais e processuais quanto à requalificação das restantes unidades. “Assim que os avisos surjam, e contamos que vá acontecer em breve, avançamos imediatamente com as candidaturas”, já acauteladas junto da Administração Regional de Saúde do Norte.

O terreno já está adquirido e fica “junto às actuais piscinas, numa nova área de expansão onde está também o complexo desportivo” e onde vai ser aberta uma nova avenida. É, para o presidente da Câmara, “um local muito adequado a este desafio porque terá muito estacionamento e bons acessos”.

A expectativa, referiu, é de um investimento de 1,6 a 1,8 milhões de euros, estando o financiamento assegurado no âmbito do PRR.

O autarca aproveitou a sessão solene para fazer um balanço de um ano e cinco meses do actual mandato autárquico, falando dos “muitos os projectos em curso, em todas as áreas da governação municipal” que “vão marcar, de forma incontornável, este tempo e este ciclo autárquico”.

Deu, entre os exemplos, o Centro de Transportes e a nova avenida de ligação à saída da A4, assim como a solução rodoviária com duas rotundas na intersecção da EN106 e a saída da A4; a agora Avenida Professor Dr. António Barbosa de Melo, que vai permitir à cidade fazer as pazes com o Cavalum, expandir-se, melhorar a acessibilidade ao centro e reforçar o estacionamento público, assim como a ligação desde a rotunda de Santa Marta até à entrada da A4, cuja empreitada deverá ser lançada ainda este ano, que vai permitir atenuar o problema do trânsito de atravessamento na cidade; a conclusão, em breve, da obra do Ponto C, a requalificação das escolas e a construção de uma residência universitária na cidade; a conclusão dos pavilhões desportivos do Douro, em Rio Mau, de Paço de Sousa e de Recezinhos, em S. Martinho, e que irão permitir concluir uma rede de pavilhões desportivos transversal a todo o nosso território, e a construção de novas creches e lares.