O novo conselho de administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) reuniu, esta segunda-feira, com os presidentes de Câmara e representantes municipais da sua área de influência.

Segundo nota de imprensa, o presidente do conselho de administração, Carlos Alberto, demonstrou disponibilidade e vontade do centro hospitalar para trabalhar com as autarquias, garantindo ainda um “esforço redobrado na humanização dos cuidados”.

Optimizar a rede de transportes existente entre os vários concelhos e os hospitais de Penafiel e de Amarante, para garantir melhor mobilidade no acesso aos cuidados de saúde, é um dos objectivos de todos.

“Na reunião, os autarcas deram conta de algumas medidas desenvolvidas nos seus concelhos no sentido da fixação de médicos e demonstraram disponibilidade para trabalhar em conjunto com o CHTS procurando soluções alternativas para problemas antigos, como o combate à sobrelotação do Serviço de Urgência”, diz nota de imprensa. “Apesar da constatação das recentes contratações de profissionais (especialmente médicos e enfermeiros), os autarcas manifestaram desejo de um maior esforço de articulação dos hospitais com os cuidados primários para melhoria da resposta às populações, assim como maior ajuda em acções de formação e consultadoria”, acrescenta a mesma fonte.