O Museu Municipal de Penafiel recebe, no 10 de Março, pelas 9h30, o II seminário “Penafiel e os penafidelenses na história”, iniciativa integrada no âmbito do 248.º aniversário das comemorações de Penafiel a cidade.

Segundo Cecília Gomes, responsável pela organização do evento, o II seminário vai primar pela diversidade de temas, que estão distribuídos por quatro painéis, e de oradores, com palestrantes oriundos de praticamente todo o território nacional.

O primeiro painel tem como moderadora a directora da Biblioteca Municipal de Penafiel, Adelaide Galhardo, contando com os oradores Padre Manuel António dos Santos Carvalho Mendes que irá versar sobre o tema “Para uma biografia de D. Manuel Luís Coelho da Silva, Bispo de Coimbra – esboço de uma cronologia”, Adrião Cunha, que abordará o tema “Exílio e exilados políticos portugueses no período do Estado Novo – “o caso D. António Ferreira Gomes” e  Vasco Santos cuja intervenção versa sobre “Arquivos de Família: dos modelos teóricos ao trabalho prático – o exemplo do fundo de Cabanelas”

O II painel será moderado por António do Fundo e terá como intervenientes Alda Neto que irá abordar o tema “Brasileiros do Vale de Sousa: o caso e as casas de Penafiel”, Hugo José Pereira que contribuirá com o tema “Entre o centro e a periferia: representações e realizações do caminho-de-ferro em Penafiel” e Marta Vieira cujo tema a abordar se intitula “Vida e Morte na Comunidade Beneditina do Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa (1625-1826) – Um projecto de mediação patrimonial”.

Já o III painel terá como moderadora Sofia Fernandes. A oradora Sara Camilo versará sobre “Costumes e Tradições Orais da freguesia de Boelhe no séc. XX – Construção de um Arquivo Oral”, Joaquim Costa sobre “ Mafalda Sanchez por Terras de Penafiel e Alicia Miguélez terá como tema “O Túmulo de Egas Moniz”

O IV e último painel terá como moderador Maria José Santos e conta com as prelecções de Filipa Cortesão Silva e Ana Luísa Santos com o tema: “A necrópole romana de Monteiras (Bustelo, Penafiel): contributo da análise antropológica”

Segue-se a intervenção de Hugo Aluai Sampaio e Helena Bernardo com o tema “Práticas e contextos funerários da Idade do Bronze na bacia do rio Sousa: a necrópole de Montes Novos (Croca, Penafiel)” e Hugo Pires com a palestra “Desvendando os segredos da Estela de Capela: novas tecnologias aplicadas ao património cultural”.

Ao Verdadeiro Olhar, Cecília Gomes revelou que o seminário tem como objectivos divulgar a história e os momentos mais emblemático da história de Penafiel, bem como, a história de penafidelenses que cresceram e viveram no concelho.

“Procuramos fazer umas jornadas o mais abrangentes possíveis e é nosso propósito abordar o período romano até à história contemporânea”, frisou, salientando que há factos e personalidades que marcaram a história de Penafiel e do país que são, ainda, desconhecidos  da maioria dos penafidelenses que têm nesta iniciativa uma oportunidade para ver esclarecidas as suas dúvidas e conhecer com mais exactidão esses factos e essas figuras.