No âmbito do projecto-piloto que pretende diminuir o número de casos de tuberculose nos trabalhadores das pedreiras dos concelhos de Penafiel e Marco de Canaveses, vai decorrer, no dia 24 de Março, Dia Mundial da Tuberculose, no salão paroquial de Rio de Moinhos, às 15h00, uma sessão de esclarecimento “À conversa sobre tuberculose: família e comunidade”.

A sessão, organizada pelo Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Norte com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel, tem como objectivo sensibilizar familiares dos trabalhadores e população em geral para todas as questões ligadas à doença.

“A Câmara Municipal de Penafiel, através do pelouro da Saúde, está a apoiar o projecto ‘Menos Tuberculose Pedreiras’, do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Norte, em conjunto com as Unidades de Saúde Pública do Vale do Sousa Sul, com a implementação, desde de Janeiro de 2018, de um projecto de intervenção dirigido aos trabalhadores da indústria de extracção e transformação da pedra dos concelhos de Penafiel e do Marco de Canaveses”, explica nota de imprensa da autarquia.

Neste âmbito, estão a ser realizados rastreios de tuberculose doença e infecção tuberculosa latente aos trabalhadores das empresas identificadas como de maior risco, com garantia de encaminhamento e tratamento, para os possíveis casos identificados. Os rastreios decorrem nos serviços de saúde do trabalho, em colaboração com as Unidades de Saúde Pública e os Centros de Diagnóstico Pneumológico.

“Os Serviços de Saúde do Trabalho das várias indústrias de extracção e transformação da pedra assegurarão a articulação entre as referidas indústrias, os Serviços de Saúde Pública e os Centros de Diagnóstico Pneumológico (serviços dos Cuidados de Saúde Primários onde é efectuado o acompanhamento dos doentes com tuberculose), garantindo a execução dos testes de rastreio (inquérito de sintomas, radiografia de tórax e colheitas de expectoração para exame bacteriológico e de sangue para teste IGRA [teste ao sangue para detectar a presença do bacilo da tuberculose em fase latente])”, recorda a autarquia.

O objectivo é que, depois de 2020, os Serviços de Saúde do Trabalho rastreiem periodicamente os seus trabalhadores. A meta final é diminuir o número de casos de tuberculose em áreas geográficas onde se tem verificado uma incidência da doença bastante superior à do resto do país.