O município de Valongo foi nomeado ‘Partener of EDLW 2021’ pela “excelência e criatividade”, no âmbito da Semana Europeia da Democracia Local (SEDL), avança a autarquia, em comunicado.

Valongo integra esta iniciativa desde 2014, sendo a única entidade portuguesa que promove, todos aos anos, “um conjunto de eventos em torno da semana de 15 de outubro”, a data da assinatura da Carta Europeia de Autonomia Local. 

Segundo a autarquia, desde a primeira participação, “o crescimento foi sempre acentuado, quer em número de eventos, quer em dias dedicados a esta iniciativa”, sendo que, em 2021,“foram realizadas 180 actividades, envolvendo todas as divisões da Câmara Municipal de Valongo e muitos outros parceiros institucionais”.   

Conferências internacionais, workshops sobre o mercado de trabalho, teatros sobre os valores da União Europeia, exposições diversas e muitas outras iniciativas, foram alguns das realizações que tiveram como objetivo “abranger o maior público possível no concelho”.

Em jeito de balanço, o edilidade refere que já organizou mais de “500 eventos com a marca da EDLW”.

O autarca local, José Manuel Ribeiro, recebeu esta distinção com “grande orgulho”, porque provou que Valongo aposta “numa democracia mais participada e responsabilizante, fundamental para o envolvimento da comunidade e para o combate à desinformação”.

De salientar que, a Semana Europeia de Democracia Local (SEDL) foi lançada em 2007, com o objetivo de promover a participação cidadã nos estados-membros do Conselho da Europa. 

Na edição de 2021, 205 autoridades locais e regionais participaram na SEDL e um número recorde de 611 atividades foram implementadas ao longo do ano.  

O tema para esta edição, centrou-se na acção local para proteger o meio ambiente, combater as mudanças climáticas, fortalecer a resiliência e trabalhar para alcançar o ODS 11, Comunidades Sustentáveis ​​e Resilientes, mantendo-se também para 2022.