Foto: Diocese do Porto/Leonel de Castro

O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, decretou dois dias de luto municipal, pelo falecimento do Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos.

“Foi com imensa consternação e profundo pesar que, no Município de Valongo, recebemos a notícia da partida do Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, um Homem bom e muito amigo desta terra e destas gentes”, lamentou o autarca.

“D. António Francisco dos Santos honrava-nos frequentemente com a sua presença, demonstrando grande afectividade, generosidade e dedicação à comunidade, não só nas diversas festividades religiosas que têm lugar ao longo do ano no concelho, mas também na celebração de protocolos que se traduzem em importantes obras para o Concelho de Valongo, como a Alameda de Campo ou o Cinema de Alfena”, referiu José Manuel Ribeiro, citado em nota de imprensa da autarquia.

Destacou ainda D. António Francisco dos Santos como “um exemplo de nobreza de carácter, de proximidade, abnegação, e simplicidade”.

O corpo do Bispo do Porto, que faleceu hoje vítima de ataque cardíaco, está em câmara ardente na Sé Catedral. O funeral terá lugar na próxima quarta-feira, pelas 15h00.